Audentes Fortuna Iuvat

Sunday, July 13, 2008

Papéis e mais papéis.

Esta semana chegou uma carta do consulado canadense pedindo os documentos para o nosso processo de obtenção do "green card" daqui. Não sabia que uma pessoa podia ter tantos documentos. Só de antecedentes criminais são três diferentes no Brasil além do da Polícia Montada daqui. Estamos indo atrás de todos os documentos que podemos por aqui e estamos dando trabalho as nossas mães lá no Recife. Se tudo der certo, em agosto do ano que vem, após um milhão de documentos e alguns milhares de dólares (snif snif), a gente vai deixar o status de estudante para ter o de imigrante.

As vantagens são várias. A primeira, mais direta é que o preço da universidade cai pela metade. Em um ano acho que a gente já recebe de volta o que pagou pelo "green card". A segunda é que os bancos vão nos dar cartões de crédito com crédito decente. O nosso não compra nem meia passagem para o Brasil. A terceira é que algumas coisas aqui são restritas a canadenses e imigrantes. Como por exemplo algumas bolsas de estudos e alguns empregos. Nanda quase não pôde fazer um projeto com a polícia neste verão, sob a chancela do orientador dela, pois teria de entrar no prédio de arquivos e o acesso lá é vedado a estrangeiros... Mas no fim tudo acabou se ajeitando.

Eu vou ter de fazer IELTS, um exame de inglês, para enviar também. Mesmo estudando aqui a mais de um ano, e agora trabalhando, eles pedem este exame. O pior é que eles estão certos. Tem gente que está a anos aqui e fala um inglês macarrônico (especialmente chineses).

Estou acordando todos os dias às 3:50 para ir para o serviço. Um verdadeiro operário! A vantagem é que às 13:30 eu já estou livre. O call center é bem tranquilo e está sendo uma experiência bem interessante vivenciar de perto um ambiente empresarial. Além do mais quando não tem chamada (tem dias que está tudo bem parado) dá para ficar checando emails, ou até estudando sem culpa.

O clima aqui está ótimo. Não está tão quente como no verão pasado. Uns 24, 27 graus todos os dias. A parte ruim é que tem chovido mais que o normal. Ou seja, uns 15 minutos por dia, hehehe. Semana passada fez uma chuva com Sol que criou dois arco-íris. Tirei uma foto daqui da varanda, mas só deu para pegar um deles.


Assembéia Legislativa de Alberta, vista da minha varanda.


1 Comments:

  • Não me assusta com essa coisa de ter que gastar milhões para o processo... :-( Eu entro nessa confusão em Dezembro também. Espero que valhe a pena

    By Blogger Lidiane, at 7:27 AM  

Post a Comment

<< Home