Audentes Fortuna Iuvat

Friday, August 17, 2007

Nesta quarta a "manager" (espécie de porteiro + síndico + administrador do condomínio) do nosso prédio bateu em nossa porta. Ela estava lá para perguntar se tinhamos notado algo de estranho em nosso banheiro, pois estava havendo um vazamento para o andar de baixo. Dissemos que não e então ela pediu que nós não usassemos o chuveiro, pois o dono do prédio iria averiguar o que estava acontecendo.
Aqui é bastante comum uma empresa ou uma pessoa construir um prédio para passar a viver dos aluguéis do mesmo. Todos os meus amigos que moram de aluguel pagam o mesmo a uma empresa que administra o prédio.
O dono do prédio chegou acompanhado pela esposa (um casal de velhinhos, na faixa dos 70, creio eu) e uma porção de ferramentas. Então ele passou um tempão mexendo com o encanamento para tentar consertar. Infelizmente ele não conseguiu e teve de voltar no outro dia (e eu tive de ir trabalhar sem tomar banho). Mas felizmente, no fim ele consertou tudo e ainda deu um jeito na pia, que estava em vias de entupir.
Fiquei bastante espantado com o fato dele mesmo ter posto a mão na massa. Nunca que no Brasil um cara com dinheiro ia se sujeitar a isso. Afinal o prédio deve ter mais de trinta apartamentos e o aluguel não é nada barato. Enfim, não acho que ele iria falir se contratasse um encanador, mesmo estes serviços aqui sendo bem caros. Mas, pelos padrões daqui ele não é a excessão e sim a regra. As pessoas aqui não gostam de pagar por serviços que podem fazer elas mesmas. Outro exemplo é que as pessoas normalmente alugam vans para fazer a mudança elas mesmas, ao invés de contratar uma empresa para fazer tudo.
Outra coisa que eu noto aqui bastante diferente é que as pessoas aqui realmente não dirigem depois de beber. Já escutei muita gente dizer que não está bebendo pois está de carro e ninguém fica tirando sarro da cara do mesmo.
Bem, vou nessa, espero da proxima vez escrever com notícias das montanhas, que é para onde eu vou para passar a próxima semana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home