Audentes Fortuna Iuvat

Sunday, July 08, 2007

Howdy!!!

Embora seja a capital da província de Alberta, Edmonton não é a maior cidade da mesma. Calgary, 270 kilometros ao sul é um pouco maior. Enquanto Edmonton é o centro político e acadêmico, Calgary é o centro econômico.

Essa lição de geografia foi porque, como lá ocorre anualmente um festival de rodeio chamado Calgary Stampede, nós fomos lá ontem. Sheehan, um colega meu do laboratório tinha me chamado para ir lá, acompanhando as atrações do festival e assistir um show a noite (Three Days Grace). Embora sejam 270 kilometros, como a estrada é uma reta só, com duas faixas em cada sentido, a viagem dura só duas horas e meia. Então decidimos ir e voltar no mesmo dia.

Digo logo que achei a cidade meio brega. A arquitetura de lá é jiquí e, embora seja maior, achei Edmonton mais cosmopolita. Pode ser efeito do festival, mas vi poucos estrangeiros por lá. O que não faltou foi caipiras. Não falo do jeito de se vestir, afinal até eu comprei um chapéu de cowboy, mas do jeito de se portar e de falar.

Como tudo aqui no Canada, o festival foi super organizado. Tudo começava na hora, não houve filas para entrar e pegamos pouco transito (na verdade nenhum trânsito na estrada, só um pouco quando já estavamos perto do parque). Infelizmente como chegamos um pouco tarde nem vimos o rodeio principal, pois precisava pagar mais para ir para a arquibancada e já estava no fim quando chegamos. Além dos rodeios, têm no local um parque de diversões, feiras agriculas, de artesanato, de moda, além de competições no ginásio de Hockey de lá (o SaddleDome, que seria em bom português o Selão, devido ao formato de sela do mesmo). Vimos até um desfile de moda com as modelos mais esquisitas que já vi em minha vida. Todas fazia cara de zumbi e andavam estranho.

Demos um tempo no Stampede e fomos a um bar em downtown para encontrar com um tio de Sheehan. Sheehan é canadense, mas filho de um bengalês com uma finlandesa. Qual foi nossa surpresa em se deparar com um chinês. Depois Sheehan explicou que era tio de consideração, para alívio geral.

Pra finalizar o show foi legal, a banda tinha poucos hits e por isto esticava um pouco as musicas, mas o público era bem engraçado. Sempre tinha alguém gritando coisas nada a ver e fazendo "crowd surfing" que é ser carregado pelas mãos dos outros.
Algumas fotos:



Eu, Nanda (a carater) e a cidade de Calgary ao fundo.


Nós em frente ao Saddledome, o ginásio de hockey em forma de sela.


Show. Vejam que duas pessoas estão "surfando" na multidão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home